As Principais notícias sobre tecnologia você encontra aqui

segunda-feira, 14 de março de 2011

Você sabe quanto custa para a Apple fabricar um iPad 2? Descubra
A nova capa magnética está disponível em cinco cores feitas em material poliuretano e em mais quatro, feitas de couro. Foto: Divulgação 
A nova capa magnética está disponível em cinco cores feitas em material poliuretano e em mais quatro, feitas de couro

Foram pouco mais de dez dias desde o lançamento do iPad 2 e desde então ele não sai dos holofotes. A IHS Supply, por exemplo, já teria descoberto, a partir dos componentes, qual o custo de um tablet da Apple: US$ 325,60, segundo o relatório da DigiTimes. Esse seria o custo estimado dos materiais que compõe o iPad 2, isto é, excluem cálculos como o de envio, de estoque, venda a varejo, e menos ainda os investimentos em marketing e em Pesquisa e Desenvolvimento (P & D). As informações são do Business Insider.
Uma descoberta interessante é que o chip A5 do iPad 2 é 75% mais caro que o chip A4 do iPad de primeira geração. O custo deve cair à medida que a produção aumentar por conta da demanda, pois por enquanto a Apple está pagando somente pela fabricação, mas possui a propriedade intelectual do chip. A bateria do iPad 2 também é um pouco mais cara do que a do primeiro, uma vez que tem o mesmo desempenho que o iPad de primeira geração.
Segundo o Business Insider, US$ 500 deve ser o ponto de equilíbrio do iPad 2 para a Apple. Isto é, cobre os custos, mas não dá muito lucro. Isso é especulação, assume o site, mas a única forma da Apple lucrar com um preço assim é mesmo vendendo através de suas lojas Apple (online e físicas), que excluí comissões a vendedores. Esse é um dos motivos pelos quais é tão difícil a Motorola e a Samsung construir tablets de preços competitivos. Ainda que seja uma prática incomum trabalhar com o ponto de equilíbrio, a Apple acaba fazendo mais dinheiro do que seus concorrentes, que tem modelos mais caros.
Outro diferencial da Apple no que diz respeito ao custo do iPad 2 é o fato da empresa fabricar seu próprios chips. A aquisição da P.A. Semi (Palo Alto Semiconductor) pela Apple foi por razões técnicas, para que a empresa tenha a sua disposição chips adequados a sua necessidade de software e energia, mas acabou dando retorno financeiro também, é claro. Outro ponto importante é que a Apple paga apenas pela produção de seus chips, diferentemente de outras empresas que adquirem chips de fabricantes como a ARM ou a Intel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário