Video-on-demand é um sistema multimedia interativo que permite aos usuários selecionar um video a partir de um banco de dados, e assistí-lo tendo, sobre ele, um controle semelhante ao que temos assistindo um Video cassete, ou seja: podemos pausar, adiantar ou retroceder o video.
Video-on-demand pode ser dividido em 2 categorias, de acordo com o tipo de transmissão:
Centralizado
Um único servidor envia o video para todos os clientes.
Não Centralizado
Não existe distinção entre servidor e cliente. Os próprios clientes participam ativamente do processo, enviando vídeos para outros clientes.
Nas transmissões centralizadas, o servidor é responsável pelo acesso, armazenamento e envio dos dados. Resta ao cliente a responsabilidade de decodificar e tocar o video.
Nas transmissões não centralizadas, estão sendo pesquisadas soluções baseadas nas redes peer-to-peer, na qual os clientes colaboram no envio dos vídeos sem a necessidade de um componente centralizado (servidor).
Surgiram combinações desses sistemas, onde existem servidores e os clientes tambem ajudam na transmissão. São chamados de Sistemas Híbridos
Em contraste com as redes cliente/servidor, as redes peer-to-peer possuem maior escalabilidade e maior tolerância a falha. Porém, esse modelo possui maior complexidade.
Os sistemas de video-on-demand peer-to-peer usam os peers para reenviar parte do fluxo do video (video-stream) que recebem, para dividir a banda de upload necessária entre os diversos peers, ao invés de utilizar um número fixo de servidores. Dessa forma, quando o número de peers (clientes) aumenta, a necessidade de banda também aumenta, mas a banda disponível aumenta na mesma proporção.
Sky On Demand
É um recurso dos receptores SKY HDTV, que permite que você assista a eventos gratuitos ou no sitema pay per view, no horário que desejar. Os eventos ficam disponíveis no seu receptor e você decide os horários das sessões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário