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quinta-feira, 28 de julho de 2011

Olha o tamanho do mercado!

O crescimento da venda de celulares inteligentes no país não tem acompanhado
o uso de internet móvel nesse tipo de dispositivo. Apenas 50% dos
smartphones no país têm planos de dados 3G, segundo a 8ª edição do estudo
Mavam (Monitor Acision de Valor Adicionado Móvel) na América Latina,
divulgado nesta segunda (27) em São Paulo.

O tráfego de dados gerado por smartphones e modems, no entanto, cresceu nos
últimos 12 meses entre 130% e 150%. Para 2015, a estimativa é que o aumento
do tráfego chegue a 140% ao ano. No total, são 22,9 milhões de dispositivos
com acesso à internet 3G, dos quais 18,1 milhões são celulares e outros 4,8
milhões são modems.

Ainda de acordo com o estudo, a internet móvel já responde por 48% dos
serviços de valor agregado vendidos pelas operadoras no Brasil. O uso de SMS
e MMS representa 41%.

No total, os serviços de valor agregado representam 18% da receita, ou R$
2,1 bilhões para as operadoras no país. Isso representa um crescimento de
61% em relação ao ano passado. Comparado ao desempenho do mercado
internacional, o Brasil, no entanto, ainda está bem atrás. As operadoras no
país dependem dos serviços de voz, que representam ainda 82% da receita
líquida (R$ 11,8 bilhões). Nos Estados Unidos, essa relação é de 60% (voz) e
40% (serviços agregado); na Europa, o valor é de 56% (voz) e 44% (serviços
agregado).

Segundo Rafael Steinhauser, presidente da Acision na América Latina, "em
dois ou três anos, esse valor deve ficar mais equilibrado e a divisão entre
receita com voz e serviços agregados no Brasil será de 50% para cada",
projeta o executivo.

Para a 8ª edição do Mavam, foram entrevistados cerca de 1.500 usuários
brasileiros de serviços de telefonia celular de todas as regiões do país,
durante maio de 2011.

Uso pessoal é maior
A banda larga móvel é mais utilizada para fins pessoais -- cerca de 75% --,
sendo que no último estudo esse valor era de 60%. As redes sociais são a
atividade mais realizada: 32% do tempo de acesso é dedicado a elas. Pela
internet móvel, o site de relacionamento mais acessado é o Facebook (65%),
na frente do Orkut (60%) e Twitter (44%).

Depois das redes sociais, o maior uso da internet móvel é para navegação web
(19%), seguido de responder e-mails (17%). Só 10% dos usuários usam e-mails
via push -- a maioria ainda acessa mensagens via webmail/navegador.

"A qualidade da experiência de uso ainda é muito ruim", ressalvou Roberto
Perissé, da Quanti, empresa que realizou a pesquisa para a Acision. O
desafio das operadoras, segundo o analista, será melhorar essa percepção do
consumidor, para evitar que o usuário mude de fornecedora. Outro desafio é
garantir o crescimento sustentável do serviço de banda larga móvel, na
opinião de Claudio Martini, gerente de serviços de valor agregado da TIM na
América Latina. Isso incluiria melhorar a infraestrutura das redes móveis,
uso de novas tecnologias de compresão de dados e oferta de conteúdos
personalizados de acordo com o perfil do cliente.

SMS em crescimento

Os brasileiros enviaram em média 22 SMS por mês, de acordo com o Mavam. Até
o final do ano, esse número pode subir para 30 mensagens de texto via
celular mensais. Do total de pessoas que não usam o serviço (10%), a maioria
disse que não tem interesse pelo serviço ou prefere chamadas por voz
(81,4%). Outros 12,1% afirmaram que o alto custo do serviço é o empecilho a
sua utilização.



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