O primeiro Windows Phone da Nokia deve chegar na europa até o final do ano, e no Brasil em no primeiro trimestre de 2012. Mas enquanto isso, os fãs da gigante finlandesa tem um novo gadget para se divertir: o Nokia N9, o primeiro e provavelmente último smartphone da empresa baseado no sistema operacional MeeGo.
Nokia N9 - Hand`s-on
Durante o Nokia Talk, evento que aconteceu ontem em São Paulo, pudemos passar um tempo com o aparelho e conhecer mais sobre ele e seu sistema. Há muitas coisas que gostaríamos de ter mais tempo para testar (quem sabe em breve), mas já conseguimos ter uma boa ideia de como ele se comporta e o que ele promete para o mercado. Vamos lá!
Nokia N9 - Hand`s-on
Nokia N9 - Hand`s-on
Nokia N9 - Hand`s-on
Ainda na parte do hardware, ele terá até 64 GB de memória, além de ser compatível com a tecnologia NFC. O processador, um ARM Cortex A8 OMAP3630 de 1GHz não é um dual-core, mas veremos a frente que isso não é um problema. Ele tem GPU PowerVR SGX530 e 1GB de RAM.
Nokia N9 - Hand`s-on
A tela inicial bloqueada mostra apenas um relógio. Com dois toques na tela, é exibido o wallpaper e já algumas notificações, como e-mails, mensagens ou ligações perdidas. Basta rolar o wallpaper para cima para desbloquear, ou ainda arrastar a notificação para o lado - dessa forma, o sistema já direciona automaticamente para as mensagens recebidas ou ligações perdidas.
Multi-tarefa
Os ícones arredondados são bem parecidos com os do Symbian Anna. Rolando a tela para o lado, vemos todos os aplicativos abertos. Basta clicar nele para restaurá-lo. O multi-tarefa do MeeGo não tem limitações, ou seja, você pode abrir quantos apps desejar de uma só vez. No aparelho que testamos, havia mais de 10 apps abertos simultaneamente, e ele não parecia engasgar ou ficar mais lento - o fato do processador não ser um dual-core não parece ter feito diferença nenhuma.
Nokia N9 - Hand`s-on
A primeira vista, o multi-tarefa do MeeGo parece ser bem melhor do que o dos concorrentes como Android, iOS e Windows Phone, mas precisaríamos testá-lo melhor durante um tempo.
A transição entre os aplicativos é algo que gostaríamos de ver em outros sistemas. Mesmo enquanto você usa um aplicativo, por exemplo rodando um vídeo, basta deslizar o dedo para o lado e ver uma outra tela com todos os apps abertos, enquanto o vídeo continua tocando em metade da tela. Veja a imagem abaixo para entender melhor.
Nokia N9 - Hand`s-on
Mudando de tela, basta deslizar o dedo novamente para voltar ao vídeo, que estará ali, esperando para ser tocado novamente. Para fechar aplicativos abertos, basta tocar e segurar por dois segundos, e um "x" vermelho aparecerá em todos os apps abertos, para serem fechados.
Nokia N9 - Hand`s-on
Com um movimento de dois dedos pinch to zoom, você pode organizar essa tela em duas ou três colunas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário